Conheça a sigla que está mudando o mundo dos negócios e a sua importância.
Atrair investidores e consumidores para o seu negócio não é uma tarefa fácil, hoje em dia eles procuram muito mais do que lucro e produtos de alta qualidade, o impacto socioambiental onde ela está inserida é muito importante.
Por isso, a busca por traçar uma política de adequação social e ambiental se tornou uma missão de muitas empresas para atrair o público consumidor, investidores e até funcionários capacitados, uma das soluções para isso é se guiar pelos pilares ESG.
O que é ESG?
Popularizada na última década, o termo ESG foi criado em 2004, e chegou a ser citada em notícias como “Who Cares Wins”, ou em português “Quem se Importa Ganha”, tornando-se uma tendência aderida por inúmeras empresas do mundo todo.
ESG é a sigla que reúne boas práticas, e significa “environmental, social, and corporate governance”, podendo ser traduzido como “ambiental, social e governança”, onde cada letra tem um significado prático para as empresas adotarem:
Environmental (ambiental): a primeira letra, o “E”, é relacionada com a preservação ao meio ambiente, diretamente com relação a assuntos sobre a poluição do ar, da água, aquecimento global, desmatamento, emissão de carbono e muitos outros.
Social: a letra “S” representa como a empresa cuida das pessoas, não apenas os colaboradores, mas também toda a comunidade ao redor, considerando aspectos relacionados a diversidade, remuneração, proteção de dados dos clientes e muito mais.
Governance (governança): por último, o “G” é relacionado à administração da empresa e toda a conduta corporativa do negócio, abrangendo toda a relação com governos e acionistas, sistemas anticorrupção e a funcionalidade de um canal ou central de denúncias.
Por que investir no ESG e quais os benefícios?
A conscientização com o meio ambiente tem impactado diretamente a escolha do público e das empresas, que nos últimos anos estão em busca de quem valoriza esse aspecto em sua cultura, isso faz com que o negócio se destaque diante do público e de investidores de maneira orgânica, sem precisar investir em divulgação.
Além de estar diretamente ligada à atratividade da empresa para investimentos, mas também oferece outros benefícios, como:
Desempenho financeiro
Práticas conscientes ajudam a evitar desperdícios e garantem máximo aproveitamento dos recursos, e não estamos falando apenas sobre preservar o meio ambiente, uma boa gestão humana também faz com que os colaboradores engajem mais nos projetos.
Imagem
Ao apostar no ESG, a empresa também está adotando uma poderosa ferramenta de marketing para fortalecimento da marca, criando reconhecimento no cenário.
Confiança do investidor: em um cenário competitivo, os principais investidores estão em busca de empresas com responsabilidade ambiental, um grande diferencial no mercado.
Fidelização do consumidor e engajamento dos colaboradores
Em janeiro de 2020, uma pesquisa feita pela First Insight constatou que boa parte geração Z toma as decisões de compras se baseando nas práticas adotadas de sustentabilidade pelas empresas. Além disso, a melhora da imagem da empresa tende a motivar e engajar colaboradores, principalmente os mais jovens, que buscam salários adequados e empresas que tragam impactos positivos para a sociedade.
Como implantar o ESG na empresa?
Criar uma política ESG alinhada aos valores da empresa é uma tarefa que precisa ser bem estruturada, para isso, compreender a realidade atual do negócio e o nível de maturidade para implantar o ESG é fundamental, então você pode anotar os principais pontos de atuação para criar um cronograma de objetivos com metas estabelecidas.
Para preparar os colaboradores, tanto os que já fazem parte da organização quanto os que ainda vão chegar, contar com um sistema de integração especializado, tornando essa etapa simples e leve, é fundamental, e nessas horas você pode contar com a yube. Clique aqui para saber mais.