Entenda o que é, quais os benefícios e como implantar a autogestão no seu negócio.
Contar com profissionais talentosos e conseguir desenvolver ao máximo o potencial dos colaboradores é o desejo de todas as empresas, e isso pode ser estimulado com um ambiente que incentiva a liberdade para tomar decisões sobre o próprio trabalho e as responsabilidades que possuem.
O modelo de autogestão no trabalho é inovador e promissor, pois fazer com que o colaborador tenha autonomia em cada operação é visto como um grande diferencial para os profissionais.
O que é autogestão?
A autogestão é um modelo de trabalho que inclui a divisão de tarefas, poderes e responsabilidades, disponibilizando aos colaboradores as condições ideais e a autonomia para que eles tomem as suas próprias decisões sobre as situações de trabalho, definindo, entre as opções disponíveis, os resultados solicitados pelo líder.
Aqui, cada colaborador delibera o planejamento, gestão e controle de suas tarefas diárias, sem precisar se reportar aos superiores, assumindo a responsabilidade sobre as suas entregas. Assim, a liderança fica apenas responsável por orientar a longo prazo cada profissional, sem precisar interferir diretamente nas rotinas operacionais da equipe.
Benefícios da autogestão
A primeira impressão pode causar receios, mas acredite, a autogestão oferece muitos benefícios para as operações da sua empresa. A mudança na forma de lidar com os colaboradores é refletida diretamente no desempenho do time, contribuindo para o desenvolvimento e capacitação das pessoas.
Além disso, existem outros benefícios que a autogestão oferece, como:
Líder mais produtivo
Uma equipe com mais autonomia resulta em um líder com mais tempo e esforço dedicados a tarefas individuais. Ao invés de precisar tomar decisões menores a todo momento, ele pode priorizar outros aspectos mais relevantes para o sucesso da equipe.
Desenvolve a competência do time
A autogestão permite que os colaboradores desenvolvam seus talentos em prol dos objetivos da empresa. Ao recrutar um profissional, buscamos os conhecimentos, habilidades e atitudes primordiais para o desenvolvimento das funções e do negócio, e disponibilizar espaço para que ele desenvolva isso é fundamental para o sucesso.
Menos carga de trabalho
Profissionais sobrecarregados tendem a ser menos eficientes, e tirar esse peso extra dos líderes ajuda não somente eles a assumirem mais projetos, mas também permite que os outros membros do time aprendam a desenvolver a liderança dos projetos.
Engaja colaboradores
A liberdade de tomar decisões e organizar o próprio trabalho faz com que a pessoa enxergue o seu papel na empresa e realmente se sinta importante. Isso demonstra a valorização do profissional e de suas atividades, passando confiança, sendo uma excelente maneira de engajar e motivar o time.
Ajuda a reter talentos
Manter os colaboradores satisfeitos e com ótimas experiências no local de trabalho é a chave para reter talentos. A autogestão também auxilia isso, pois oferece ferramentas para o desenvolvimento e satisfação pessoal, fazendo com que esse seja um diferencial na escolha em permanecer na empresa.
Como implantar a autogestão?
Desenvolver a autonomia dos seus colaboradores é um processo repleto de etapas, que exige que sejam adotados alguns princípios para que os fluxos de trabalho, comunicação e acompanhamento sejam estruturados corretamente.
A yube permite que, já no processo de admissão, você possa compartilhar documentos para que os novos contratados tenham acesso às informações do departamento, às rotinas e conhecer o time, potencializando as ações dele já nos primeiros dias.
Unindo tecnologia e as pessoas, a yube torna possível a autonomia do colaborador durante a admissão, potencializando a integração ao time, conduzindo o próprio processo, entregando a responsabilidade e avaliando como ele se comporta diante disso.
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