Entenda como ter uma equipe engajada e conseguir melhores resultados no mercado.
Quando uma empresa quer conquistar novos clientes, ela investe em marketing, mas quando o objetivo é fazer o mesmo com os clientes internos, ou seja, os colaboradores, é fundamental investir em endomarketing.
Com um mercado tão competitivo, ter um time engajado e comprometido é um dos principais fatores para conseguir resultados positivos que podem ir além do esperado. Uma estratégia de endomarketing completa possui mais ações.
O que é endomarketing?
Também conhecido como marketing interno, o endomarketing é formado por um conjunto de ações, cuja finalidade é criar e desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores, ajudando a empresa a ter um melhor posicionamento no mercado, indo além de uma comunicação tradicional e envolvendo toda a equipe nas estratégias e ações em busca de resultados.
Quando bem elaborada, a estratégia de endomarketing estabelece uma relação saudável com os colaboradores, criando uma boa imagem da empresa em todos os pontos de contato, desde a atração de novas pessoas ao encerramento da jornada na empresa, e facilitando a fidelização do público interno sendo defensores da marca empregadora, uma vez que a conexão de valores entre ambas as partes esteja alinhada com a empresa. Ela também ajuda a atrair e reter novos talentos, elementos cruciais em um mercado tão competitivo.
Como funciona o endomarketing?
Trabalhar o endomarketing é uma tarefa desafiadora, principalmente quando a empresa acredita que o marketing é uma estratégia para ser usada com foco total nos clientes. É possível valorizar uma comunicação efetiva e empática, transformando o ambiente de trabalho e o tornando inclusivo e participativo.
Mas isso pode ser mudado, principalmente com participação do RH, um setor que vem se tornando mais estratégico, dedicando esforços e um contato mais próximo com os colaboradores, percebendo com mais facilidade quais são as reais necessidades e desafios enfrentados no cotidiano, podendo criar planos, soluções e direcionando pessoas para onde podem entregar mais, melhorando sua performance através dos feedbacks, indo além da comunicação básica.
Diferenças entre endomarketing e comunicação interna
Quando falamos de criar e desenvolver boas relações com os colaboradores, muita gente confunde o endomarketing com a comunicação interna. Apesar de terem o mesmo foco, elas são ideias totalmente diferentes.
O endomarketing é o incentivo e a interação entre os colaboradores da empresa, indo além de como eles recebem uma informação, mas sim como reagem aos estímulos e ações desenvolvidas para criar uma relação entre a equipe e a empresa, gerando integração, alinhamento de metas, objetivos e muito mais.
Já a comunicação interna tem como objetivo os processos da informação, ou seja, ela é usada para transmitir informações sobre os canais internos, entre líderes e colaboradores, mantendo a equipe informada, atualizada e ciente das ações do cotidiano.
Apesar de serem diferentes, o endomarketing está mais focado em um projeto a longo prazo e a comunicação interna atua de forma imediata, é importante ressaltar que ambas as ações têm o mesmo objetivo: buscar benefícios para a empresa, organização, pessoas felizes e sem deixar de pensar nos objetivos como marca relevante e retornos financeiros.
Como aplicar o endomarketing na empresa?
Listamos abaixo algumas maneiras de aplicar o endomarketing de forma eficiente com ações que envolvem todo o time e os ajudam a engajar com a empresa, como:
- Ações de melhorias para a comunicação interna;
- Políticas de benefícios;
- Treinamentos e capacitações;
- Campanhas de satisfação;
- Ambientes agradáveis;
- Programa de bem-estar;
- Reuniões descontraídas;
- Feedbacks motivacionais;
- Feedforward.
Essas ações oferecem diversos benefícios, que vão desde a produtividade do time, qualificação, inovação constante, qualidade nas tarefas realizadas e o engajamento constante com os objetivos da empresa.
É possível aplicar o endomarketing com funcionários novos?
Com certeza, o endomarketing pode ser iniciado já no recrutamento e seleção, com o próximo passo a admissão, que hoje permite fazer de forma 100% digital, o objetivo é que ele já chegue vestindo a camisa da empresa e entrosado com o restante da equipe
Com uma plataforma 100% humanizada, a admissão torna-se uma tarefa mais simples e leve, tanto para a empresa quanto para o colaborador. Na admissão digital da yube é possível começar o endomarketing incluindo vídeos, templates informativos, documentos e tudo que for necessário para ajudar no processo de integração da nova pessoa contratada, que sente o clima da sua empresa também nesse processo que sabemos ser bastante burocrático.
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