Ambos são do mesmo departamento, mas o RH é responsável pelas estratégias e o DP pelos processos.
Antes de tudo, é preciso entender a diferença entre os dois setores. A área de Recursos Humanos (RH) é responsável pela seleção e recrutamento dos funcionários e também cuida da relação e do clima entre os colaboradores, conhecido também como Gente e Gestão. Já o Departamento Pessoal (DP), é encarregado por toda a parte burocrática da gestão de pessoas como: folha de pagamento, admissão, demissão, controle e horas, entre outras atribuições, cuidando de toda a parte voltada aos direitos e deveres da empresa com as pessoas e das pessoas com a empresa.
Recursos Humanos
O RH de uma empresa trabalha olhando para pessoas, clima organizacional, a qualidade de vida e o bem-estar, considerando os seguintes pontos:
Atração e seleção: Compreender a necessidade da empresa, mapear, junto as lideranças, perfis ideias para que a etapa de contratação de novos profissionais aconteça de forma ágil. Nessa etapa, estruturar a descrição de cargos e salários, testes, realizar entrevistas e identificar fit cultural são essenciais para que a nova contratação chegue.
Onboarding: após aprovação do processo seletivo é preciso familiarizar as equipes, as novas funções, ao funcionamento do negócio…
Treinamento e Desenvolvimento: para realizar ações necessárias e assertivas o RH, alinhado com os objetivos, valores e a cultura da empresa, identifica necessidades de trazer mais eficiência aos times.
Avaliação de desempenho: para colocar em prática as ações é preciso avaliar o desempenho que tenha como objetivo pessoas mais engajadas, melhorando a performance, além de identificar novos talentos para transições internas.
Retenção de talentos: Para um bom clima organizacional, ter definido os cargos, salários, projeções de carreira dentro da empresa, permite criar estratégias de retenção, fazendo as pessoas mais felizes, mais confiantes e que queiram ficar, por acreditar nos valores e forma de trabalho.
Departamento Pessoal
Avançando com os processos, operacionalizar as atividades de uma organização, cuidando do processo de admissão, benefícios, folha de pagamento e demissão.
Uma das principais, e mais importantes, responsabilidades deste departamento é cuidar para que os prazos trabalhistas de cada funcionário sejam cumpridos. Além disso, o DP cuida da gestão de documentos, dados importantes para o recolhimento de impostos e garantir que todas as pessoas estejam devidamente registradas, recebendo seus benefícios e salários em dia, mantendo a atualização das informações de todas as pessoas dentro da empresa. Indo mais no detalhe:
Admissão: finalizado o processo de recrutamento e seleção, cabe ao DP receber, conferir, armazenar todos os dados dos novos talentos, orientar para exames admissionais, entrega dos benefícios, zelando pelas informações de cada pessoa, além de orientar sobre as políticas da empresa. Com a evolução da tecnologia para o departamento, hoje a admissão digital (inclusive temos um artigo falando sobre) potencializa as ações.
Pagamento e controle da jornada de trabalho: com a responsabilidade de fazer a gestão da folha de pagamento, exames, atestados, férias, horas extras, bônus, entre outros que podem mudar conforme o segmento de atuação da empresa e definição de cargos e salários.
Gestão de benefícios: prezando pelo cuidado da saúde mental, física, distribuição de vale-transporte, custos com alimentação e, hoje em dia, benefícios flexíveis que pode usar os valores para pagar contas de casa, comprar itens para o home-office, entre outros.
Desligamento: uma das partes mais delicadas, lidar com a saída da pessoa, isso implica em consolidar toda a documentação e dados durante toda a permanência da pessoa na organização, além de realizar os cálculos, de todos os recebimentos de direito.
A gestão da documentação de todos os funcionários de uma empresa, desde a admissão até o fim do seu contrato fica a cargo do DP e contar com a yube já possível centralizar todos os documentos, que são necessários para o processo de admissão, em um só lugar, facilitando o dia a dia do DP, que precisa lidar com estes e muitos outros documentos gerados por cada novo talento
Como é definida a estrutura destes setores?
Ambos são responsáveis pelo gerenciamento de pessoas de uma organização, mas de diferentes formas, e quando é elaborada uma estrutura de trabalho, RH e DP andam lado a lado. Independentemente do tamanho da empresa, estes dois setores, normalmente, se enquadram em um mesmo time.
Em empresas de grande porte, é provável que as frentes sejam separadas e compostas por pessoas estratégicas na posição de vice-presidência, diretoria e/ou gerência de RH que são responsáveis pelas frentes de Gestão de Pessoas e Departamento Pessoal.
Na frente de DP encontramos a nível estratégico a coordenação e/ou supervisão, a nível tático estão três analistas que são responsáveis pela: admissão, folha de pagamento, benefícios e ponto e a nível operacional estão: assistentes, estágios e menores aprendizes, que dão o apoio necessário para a área.
Já na frente de Gestão de Pessoas (RH) a hierarquia é dividida da mesma forma, mas com nomenclaturas e funções diferentes. Neste setor temos a coordenação de pessoas, com analistas divididos entre: recrutamento e seleção, treinamento e diversidade / qualidade de vida e, assim como no DP, assistentes, estágios e menores aprendizes que dão apoio à área.
Em alguns times também é possível encontrar o cargo de Business Partner, profissional que conecta a área de Recursos Humanos com os demais setores da empresa, normalmente fica entre a gerência e coordenação. Este seria o “especialista” que dá suporte a todas as áreas e não, necessariamente, é de DP ou Pessoas.
Claro que este é um cenário ideal para empresas que possuem um grande capital humano, mas se dermos um zoom em empresas menores, onde as estruturas são mais enxutas, a realidade é outra. É muito comum o setor de RH dessas empresas ser composto por apenas uma ou até três pessoas e esta ser responsável por todos os processos, seja do departamento pessoal ou da gestão de pessoas.
A yube simplifica a coleta e a gestão de dados desde o processo de admissão, tanto para o contratante quanto para a pessoa contratada, ambos têm todas as informações e orientações necessárias de forma ágil e humanizada.