É comum encontrar quem acredite que a área de Recursos Humanos é responsável apenas pelos processos técnicos e burocráticos de uma instituição, afinal, por muitos anos era assim que essa profissão trabalhava, responsável quase que exclusivamente as tarefas com respeito ao recrutamento de novos candidatos, realizando a seleção, demissão e treinamento de colaboradores.
Muitas coisas mudaram ao longo dos anos e, atualmente, as funções e cargos de profissionais de Recursos Humanos vão além das tarefas operacionais do cotidiano, elas incluem ter uma visão organizacional e estratégica, tudo para criar uma relação saudável entre empresa e colaboradores.
O início da área de RH
Diferente de outras profissões que existem a centenas de anos, a área de Recursos Humanos pode ser considerada nova, pois ela começou apenas no século XX, chamada na época de Relações Industriais, baseada no forte impacto que a Revolução Industrial provocou nos vínculos entre empregador e funcionário.
A gestão do capital humano evoluiu ao longo dos anos e, desde o final da década de 80, os profissionais da área de Recursos Humanos passaram a ocupar posições mais estratégicas, tendo papel ativo no planejamento e operações das empresas, e muito disso veio devido ao desenvolvimento e ascensão da tecnologia.
A evolução do RH
Com o passar dos anos, muitas áreas evoluíram, e o RH foi uma delas, passando por transformações significativas, tendo a gestão de pessoas como capital humano, assim como conhecemos hoje, ganhando visibilidade. Podemos abordar essas evoluções como “fases” que marcaram essa área.
RH 1.0
A área surge como o principal objetivo de regularizar a contratação e demissão de trabalhadores, sendo o departamento responsável pelas atividades burocráticas e administrativas.
RH 2.0
Com uma perspectiva mais gerencial, o RH passa a atuar como um parceiro dos negócios, auxiliando na gestão, oferecendo benefícios e estabelecendo promoções com base nas qualificações e desempenho dos funcionários.
RH 3.0
A evolução do RH também acontece devido ao crescimento tecnológico, até a chegada da etapa de digitalização, onde foram desenvolvidas soluções para auxiliar na rotina de remuneração, recrutamento, seleção e muitas outras, fazendo do profissional um “consultor de talentos”, cujo objetivo é manter a equipe motivada, produtiva e com um aprendizado contínuo.
RH 4.0
Nesta fase, a transformação digital ajuda a promover um novo mindset para toda organização, o RH assume a posição de gestor de capital humano, onde para o colaborador, passa a ser mais importante a capacidade de aprendizado e competências comportamentais do que as qualificações técnicas.
RH 5.0
Chamada fase estratégica, atualmente, este é o modelo que está imerso na chamada “sociedade 5.0”, onde tecnologias como o Big Data, Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), auxiliam o RH a criar soluções e a manter as boas relações humanas. Aqui, o principal papel do setor é reordenar percepções de diferentes gerações e as suas integrações com o digital.
O futuro da área de RH
A cada ano a área de Recursos Humanos se desenvolve mais, criando oportunidades, estratégias e maneiras das empresas enxergarem o seu negócio e o capital humano de maneira ampla, explorando ao máximo os seus potenciais e tendo retornos significativos nas operações.
Se a ascensão da tecnologia desenvolveu a área, podemos afirmar que o futuro dos Recursos Humanos já chegou, seja com a possibilidade do teletrabalho, automação e uso de softwares para gerir o cotidiano, e até mesmo para auxiliar a buscar novos colaboradores que tenham a essência procurada pela empresa.
Além disso, com a tecnologia é possível realizar todo o processo de admissão, controle de ponto, comunicações e assinaturas eletrônicas de maneira online em qualquer lugar do planeta. O futuro do RH também passa pela capacidade de criar relações, assumir papel de protagonismo nas empresas, centralizar, organizar e orientar dados com o auxílio da tecnologia, ter uma capacidade analítica e de comunicação diferenciada.
Implante um RH de sucesso na sua empresa
Estratégia, gestão a distância, contratação, admissão, administrar rotinas e inúmeras outras tarefas pedem um departamento de RH focado na performance, resultados da empresa que implantar um RH de sucesso na sua empresa permite olhar o mercado, perceber empresas especialistas em agilizar a rotina burocrática para ser mais assertivo.
Na yube você encontra o futuro do RH da melhor maneira possível. Com um time de especialistas em serviços digitais, com parceiros complementares para a esteira de sucesso do RH, e o melhor, de maneira 100% humana, simples e transparente com cada candidato, desde o primeiro contato.
Saiba mais sobre o que estamos aprimorando, além da admissão digital, para ter um RH de sucesso na sua empresa. Clique em “quero conhecer”, na nossa página inicial.