Entenda como ter uma equipe engajada e conseguir melhores resultados no mercado.

 

Quando uma empresa quer conquistar novos clientes, ela investe em marketing, mas quando o objetivo é fazer o mesmo com os clientes internos, ou seja, os colaboradores, é fundamental investir em endomarketing.

Com um mercado tão competitivo, ter um time engajado e comprometido é um dos principais fatores para conseguir resultados positivos que podem ir além do esperado. Uma estratégia de endomarketing completa possui mais ações.

 

O que é endomarketing?

Também conhecido como marketing interno, o endomarketing é formado por um conjunto de ações, cuja finalidade é criar e desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores, ajudando a empresa a ter um melhor posicionamento no mercado, indo além de uma comunicação tradicional e envolvendo toda a equipe nas estratégias e ações em busca de resultados.

Quando bem elaborada, a estratégia de endomarketing estabelece uma relação saudável com os colaboradores, criando uma boa imagem da empresa em todos os pontos de contato, desde a atração de novas pessoas ao encerramento da jornada na empresa, e facilitando a fidelização do público interno sendo defensores da marca empregadora, uma vez que a conexão de valores entre ambas as partes esteja alinhada com a empresa. Ela também ajuda a atrair e reter novos talentos, elementos cruciais em um mercado tão competitivo.

 

Como funciona o endomarketing?

Trabalhar o endomarketing é uma tarefa desafiadora, principalmente quando a empresa acredita que o marketing é uma estratégia para ser usada com foco total nos clientes. É possível valorizar uma comunicação efetiva e empática, transformando o ambiente de trabalho e o tornando inclusivo e participativo.

Mas isso pode ser mudado, principalmente com participação do RH, um setor que vem se tornando mais estratégico, dedicando esforços e um contato mais próximo com os colaboradores, percebendo com mais facilidade quais são as reais necessidades e desafios enfrentados no cotidiano, podendo criar planos, soluções e direcionando pessoas para onde podem entregar mais, melhorando sua performance através dos feedbacks, indo além da comunicação básica.

 

Diferenças entre endomarketing e comunicação interna

Quando falamos de criar e desenvolver boas relações com os colaboradores, muita gente confunde o endomarketing com a comunicação interna. Apesar de terem o mesmo foco, elas são ideias totalmente diferentes.

O endomarketing é o incentivo e a interação entre os colaboradores da empresa, indo além de como eles recebem uma informação, mas sim como reagem aos estímulos e ações desenvolvidas para criar uma relação entre a equipe e a empresa, gerando integração, alinhamento de metas, objetivos e muito mais.

Já a comunicação interna tem como objetivo os processos da informação, ou seja, ela é usada para transmitir informações sobre os canais internos, entre líderes e colaboradores, mantendo a equipe informada, atualizada e ciente das ações do cotidiano.

Apesar de serem diferentes, o endomarketing está mais focado em um projeto a longo prazo e a comunicação interna atua de forma imediata, é importante ressaltar que ambas as ações têm o mesmo objetivo: buscar benefícios para a empresa, organização, pessoas felizes e sem deixar de pensar nos objetivos como marca relevante e retornos financeiros.

 

Como aplicar o endomarketing na empresa?

Listamos abaixo algumas maneiras de aplicar o endomarketing de forma eficiente com ações que envolvem todo o time e os ajudam a engajar com a empresa, como:

  • Ações de melhorias para a comunicação interna;
  • Políticas de benefícios;
  • Treinamentos e capacitações;
  • Campanhas de satisfação;
  • Ambientes agradáveis;
  • Programa de bem-estar;
  • Reuniões descontraídas;
  • Feedbacks motivacionais;
  • Feedforward.

 

Essas ações oferecem diversos benefícios, que vão desde a produtividade do time, qualificação, inovação constante, qualidade nas tarefas realizadas e o engajamento constante com os objetivos da empresa.

 

É possível aplicar o endomarketing com funcionários novos?

Com certeza, o endomarketing pode ser iniciado já no recrutamento e seleção, com o próximo passo a admissão, que hoje permite fazer de forma 100% digital, o objetivo é que ele já chegue vestindo a camisa da empresa e entrosado com o restante da equipe

Com uma plataforma 100% humanizada, a admissão torna-se uma tarefa mais simples e leve, tanto para a empresa quanto para o colaborador. Na admissão digital da yube é possível começar o endomarketing incluindo vídeos, templates informativos, documentos e tudo que for necessário para ajudar no processo de integração da nova pessoa contratada, que sente o clima da sua empresa também nesse processo que sabemos ser bastante burocrático.

Interessante né? A yube traz uma solução em admissão digital que ajuda nas suas ações de endomarketing com uma plataforma moldada do jeito que sua empresa precisa para que as novas contratações sejam bem recebidas, tenham agilidade no atendimento humanizado que a yube tem. Deixe toda essa burocracia conosco e foque nas pessoas e estratégias para a sua empresa.

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