A digitalização está acontecendo mais rápido a cada ano e documentos digitais são realidade como Carteira de Trabalho e Previdência Social, a CTPS, que ganhou uma versão digital em 2017, mas em 2019 se afirmou substituindo o documento físico.

Além dele, outros documentos também ganharam suas versões digitais, o aplicativo gov.br da acesso a sua carteira digital de documentos e outros documentos já podem ser acessados, confira:

RG digital

No final de fevereiro deste ano de 2022, o Governo Federal determinou a criação de um novo RG, o documento terá o CPF e contará com o formato digital reunindo diversos documentos dos brasileiros em um formato só. As adequações devem ser feitas até março de 2023, trazendo maior segurança pela validação eletrônica, por QR Code mesmo que offline com validade de 10 anos.

O CPF deverá ser usado como número padrão em certidões de nascimento, casamento e óbito), identificação perante o INSS (NIT), na carteira de trabalho, na CNH, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Certificado Militar, PIS/Pasep, Cartão Nacional de Saúde.

O novo RG já pode ser solicitado, basta instalar o aplicativo do DNI – Documento Nacional de Identidade

CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social

Todas as informações da CTPS física estão presentes na digital e, agora, é permitido por Lei que qualquer pessoa com CPF no território brasileiro use o app Carteira de Trabalho digital em substituição à versão física. Você pode conferir clicando aqui.

CPF – Cadastro de Pessoas Físicas

O cartão físico do CPF não é mais produzido e a versão digital é um comprovante válido, para baixá-lo, clique aqui.

Título de eleitor

O app e-título, além de servir para as eleições, também permite a obtenção de outras informações e comprovantes, como certidão de quitação eleitoral, locais de votação, número de inscrição e regularização da situação do título, disponíveis aqui.

CNH Digital

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) podem ser armazenados digitalmente no aplicativo Carteira Digital de Trânsito. O app está disponível para Android e iOS, na sua loja de aplicativos.

Segurança, agilidade e inovação são as palavras-chave desses avanços tecnológicos, que também simplificam os processos admissionais de novos colaboradores, otimizando o tempo das pessoas.

A adoção de um sistema automatizado apoia o RH que também se beneficia conforme a LGPD, pois apenas as pessoas responsáveis pelo processo terão acesso à documentos complexos, além de otimizar o tempo do RH e diminuir seus custos operacionais, ganhando mais tempo para tarefas como, onboarding do novo colaborador, treinamentos, fazendo o processo de adaptação a empresa ser mais curto focando nos resultados que precisam ser entregues.

E a yube é uma grande aliada nesse processo, pois temos práticas automatizadas que como a unificação de documentos também buscamos pela integrações de sistemas complementares além de entregar toda a documentação do novo colaborador conferida e validada pelo nosso processo de CCV para admissão digital.

Tranquilo, não é? Então, clique aqui, conheça mais sobre a yube.

Gostou disso? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
onboarding
Cadastre-se

Para ver este conteúdo e receber novidades por e-mail preencha o formulário abaixo:

Ao enviar meus dados concordo com a Política de Privacidade.

Fechar
A yube se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito

Introdução
a yube

Preencha as informações e conheça a plataforma que vai desburocratizar o seu RH