Confira algumas dicas para ações de onboarding e como aplicá-las da melhor maneira.

 

A entrada em um novo emprego pode ser um grande desafio, tanto para o colaborador quanto para a empresa, que terá que ensinar toda a rotina interna, valores, missão e tudo que será importante para que o funcionário se adapte o mais rápido possível a como as coisas funcionam.

Possuir um plano de ação para tornar rapidamente os novos colaboradores grandes potenciais é fundamental para atingir os objetivos da empresa, por isso, contar com ações criativas de onboarding é fundamental e também é um grande diferencial no mercado.

 

O que é onboarding?

Com o principal objetivo de integrar efetivamente os novos colaboradores, o serviço de onboarding é um composto de atividades diferentes que envolve todos os setores da empresa, indo além da primeira semana de contato, ou seja, é feito até o momento em que a pessoa fica estabelecida no trabalho.

Toda a parte burocrática da contratação, como a solicitação de documentos e a assinatura dos contratos é um método comum em todas as empresas, tendo elas implantado o sistema de onboarding ou não, mas ir além dessas apresentações formais é fundamental para tornar o processo mais humano e estratégico.

Diferente de um treinamento, o sistema de onboarding é planejado inteiramente para proporcionar a melhor recepção ao recém-contratado, incentivando a socialização e o motivando desde o primeiro dia no novo emprego, assim, o colaborador tem mais chances de atingir o seu potencial máximo e a ficar mais engajado com a empresa.

 

Benefícios do onboarding

Com tanta importância para estimular os novos profissionais a se adaptar à cultura organizacional, o onboarding beneficia ambos os lados, por exemplo:

Maior engajamento dos funcionários: a primeira impressão é a que fica e ter uma empresa que funciona em equipe ajuda a melhorar os resultados, fazendo com que o seu time reconheça que pode contar com o colega de trabalho.

Fortalece o clima organizacional: captar o clima de um ambiente novo nem sempre é fácil, e para isso, é necessário ir além de apresentar as responsabilidades do dia a dia, é preciso deixar o novo contratado alinhado às propostas da empresa. Essa etapa necessita do auxílio do RH e dos companheiros de equipe, principalmente os líderes, que podem aconselhar desde o começo.

Retenção de talentos: nem sempre salário é tudo e, muitas vezes, isso não segura alguns profissionais que almejam outras coisas para a carreira, o entendimento dos processos e da hierarquia da empresa são importantes para que as pessoas se desenvolvam. O onboarding facilita este processo e torna o cenário mais positivo, evitando que os talentos da sua empresa procurem os concorrentes.

Treinamento de capacitação: mais que um guia para o novo contratado, o onboarding pode oferecer programas de treinamentos e capacitação de profissionais, assim, já é possível chegar aprendendo mais e se sentindo valorizado desde o início.

 

Dicas de ações criativas de onboarding

Cada empresa possui uma cultura, um estilo próprio, e aderir a isso nas suas ações de onboarding é essencial para que o novo funcionário comece a sentir de verdade como as coisas funcionam, por isso, o onboarding precisa ser personalizado para cada necessidade.

Mas calma, existem alguns passos que você pode seguir para realizar ações de onboarding criativas e conquiste quem participa da ação, para isso, você pode adotar algumas dicas, como:

  • Planeje uma jornada de onboarding com pelo menos cinco dias;
  • Comece o onboarding assim que o candidato aceitar a proposta da empresa;
  • Faça uma boa apresentação da empresa com a cultura, valores e missão da empresa, aposte em um bom vídeo institucional;
  • Use a criatividade para presentear com um belo kit de boas-vindas;
  • Deixe o local de trabalho do novo colaborador pronto;
  • Garante uma recepção memorável para que o novo integrante se sinta realmente parte da equipe;
  • Tenha uma pessoa responsável em auxiliar o novo colaborador;
  • Não economize no feedback.

 

Essas são algumas dicas importantes para começar a pensar ações criativas de onboarding que certamente irão encantar quem está chegando agora na empresa.

 

Como aplicar o onboarding na empresa?

Com a pandemia, muitas empresas tiveram que se adaptar ao modo home office de trabalho, onde o modelo de contratação também foi adaptado. Consequentemente, o onboarding de novos colaboradores tornou-se mais dinâmico, personalizado e melhor estruturado.

Junto com as atividades remotas e processos tecnológicos surge o onboarding digital. Esse novo modelo online de integração vem se tornando cada vez mais eficiente com plataformas que otimizam a rotina de todas as pessoas envolvidas, contribuindo com agilidade nas informações sobre a empresa, orientações e vídeos.

A yube pode fazer seu onboarding ser mais eficiente com a customização da plataforma de admissão, que permite inserir vídeos, orientações e materiais conforme desejar, para que o novo colaborador sinta-se verdadeiramente acolhido e parte do time.

Entre em contato conosco, deixe o processo de admissão com a cara da sua empresa, além de agilizar os seus processos de admissão e de onboarding.

Gostou disso? Compartilhe

homem com tablet na mão vendo sobre esg
Cadastre-se

Para ver este conteúdo e receber novidades por e-mail preencha o formulário abaixo:

Ao enviar meus dados concordo com a Política de Privacidade.

Fechar
A yube se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade
e nossa Política de Cookies.

Aceito

Introdução
a yube

Preencha as informações e conheça a plataforma que vai desburocratizar o seu RH