Entenda como funciona a lei e saiba como manter a sua empresa protegida e seguindo todas as normas.

Nos últimos anos, a internet vem ganhando muita força e praticamente tudo que fazemos em nossas vidas está online, sendo fácil descobrir sobre qualquer pessoa em apenas alguns minutos de pesquisa. Em 2013, quando o analista de sistemas, Edward Joseph Snowden, tornou público detalhes de vários programas de monitoramento que constituem o sistema de vigilância global da NSA americana, vimos a necessidade de uma proteção também no mundo virtual.

Visando a segurança dos usuários, em 2020 entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados, LGPD, buscando proteger os cidadãos tanto no ambiente físico quanto virtual, garantindo a liberdade e privacidade de todas as pessoas sobre os seus dados em qualquer parte do mundo. Agora, todos os colaboradores podem questionar as empresas sobre todos os dados que existem ou foram produzidos a seu respeito.

Como a LGPD impacta o RH e o DP da sua empresa

Os dados são parte fundamental de uma empresa, porém, a maneira que se armazena e utiliza essas informações pode gerar diversas polêmicas. Talvez, o caso que envolveu a Cambridge Analytica, empresa que usou milhares de dados de maneira ilegal, seja o mais conhecido sobre a gravidade da coleta e uso indevido dessas informações.

A LGPD visa garantir aos cidadãos a segurança em como os seus dados circulam e para qual finalidade. Muitas empresas ainda não atendem essa lei, principalmente no que diz respeito à captação, armazenamento, compartilhamento e utilização de informações pessoais dos colaboradores.

Além disso, uma empresa costuma armazenar ainda mais dados, como é o caso dos documentos coletados em processos seletivos, que são de pessoas que buscam entrar na empresa, mas que não fazem parte dela. A transparência aqui também se torna fundamental, pois, segundo a LGPD, é necessário o consentimento da pessoa para que essas informações possam fazer parte dos arquivos da empresa.

O setor de RH possui grande responsabilidade sobre esses dados coletados, lidando com todo tipo de informação que precisa ser tratada cuidadosamente. Nesses casos, as empresas podem usar os dados pessoais de candidatos e colaboradores, mas sem esquecer que é necessário ter muita cautela, tanto no recebimento de currículos em processos seletivos, quanto na efetivação ou desligamento de profissionais.

É importante ressaltar que o detentor dos dados tem o direito de solicitar a eliminação desse material do sistema da empresa, por exemplo.

Com isso, a LGPD obriga que as empresas tenham mais transparência em suas relações, precisando que o RH seja mais claro em algumas questões, como:

  • Avisar quais dados são coletados;

  • De que forma esses dados são tratados;

  • Deixar claro para que os dados são utilizados;

  • Tranquilizar os titulares sobre as informações coletadas e tranquilizar reforçando o compromisso e seriedade da empresa com essas informações;

 

Como manter essas informações seguras?

As ferramentas utilizadas para gerenciar, processar e analisar os dados de cada pessoa são responsabilidade total dos controladores, no caso, a empresa. Para proteger essas informações, é importante adotar o compliance no RH, termo que diz respeito à conduta da empresa e adequação às normas vigentes.

Mas, além disso, apesar de todos os cuidados que podem ser adotados, alguns problemas podem acontecer, por isso, é fundamental contar com parceiros que ofereçam opções seguras, dedicadas a proteger o seu negócio, com apólices de serviços para minimizar os danos.

A sua empresa também pode contar com novas tecnologias para melhorar os processos, como digitalizar a admissão de novos colaboradores, uma vez que a necessidade do uso da tecnologia vem sendo mais utilizada pelo departamento de recursos humanos.

Garanta a confidencialidade dos dados!

A tecnologia vem também para suprir as necessidades do DP e RH oferecendo automação de processos, redução de custos e erros, segurança e automatização nos processos, seguindo todas as normas que determinam a LGPD.

Com a plataforma de admissão da yube é possível ter mais agilidade no processo de admissão. Recebemos, conferimos e validamos todos os documentos admissionais, com assistência humanizada às pessoas envolvidas tirando dúvidas iniciais e apoiando na regularização de documentos. Deixando seu departamento de RH mais estratégico, humano e menos operacional.

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